top of page
Um jovem com um caderno

Orientação Vocacional

"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo."

Peter Drucker

escotismo

Em que consiste

A Orientação Vocacional tem como objetivo auxiliar no processo de autoconhecimento e de exploração das diversas opções e oportunidades (formativas e profissionais) que existem, de modo a possibilitar uma tomada de decisão informada e consciente, ajustada ao perfil de cada pessoa, considerando os seus interesses, aptidões, valores e características pessoais.

Poderá ainda, em algumas situações, incluir um trabalho de desenvolvimento de competências pessoais deficitárias, que possam revelar-se essenciais na persecução dos objetivos definidos.

Picture Group

A quem se destina

Tradicionalmente, a orientação vocacional está associada ao 9.º ano de escolaridade, altura em que, no sistema educativo nacional, é tomada a primeira grande decisão relativamente ao percurso formativo.

Contudo, o processo de construção e maturação vocacional é construído ao longo de toda a vida, podendo ser iniciado formalmente e de uma forma precoce, no 1.º ano de escolaridade, ajudando a criança a construir a sua maturidade vocacional através de um processo de exploração e integração do conhecimento acerca do próprio e das oportunidades disponíveis, permitindo-lhe agir conscientemente nos momentos em que a capacidade de tomada de decisão é fundamental.

Como o processo vocacional é dinâmico, jovens e adultos podem também recorrer ao psicólogo em busca de ajuda na consolidação e/ou reformulação desse processo.

O trabalho realizado, embora possa abranger outras faixas etárias, destina-se sobretudo à população entre o 7.º ano e jovens adultos.

Diário

Modelo das sessões

Cada sessão tem uma duração aproximada de 50 minutos.

O número de sessões dependerá dos objetivos, que serão definidos na primeira sessão, sendo previsível que em média sejam realizadas 5 sessões (entrevista, realização de testes, e devolução e discussão dos resultados).

Poderão ser realizadas presencialmente ou através de videoconferência, sendo que algumas sessões de avaliação, pela natureza dos testes a aplicar, terão de ser presenciais.

© 2023 por Lina Rosa. Criado com Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page